Central de Atendimento: 4007-2084

Quais os cuidados que temos que ter com as Juntas de Cabeçotes ?

abril, 2019

Se você tem um carro, caminhão ou equipamentos automotores, provavelmente já ouviu falar da junta do cabeçote. Para quem ainda não tem conhecimento da peça, ela serve para assegurar a estanqueidade de cada uma das câmaras de combustão, além de ter papel fundamental na continuidade dos circuitos de água de refrigeração do motor e dos circuitos de passagem do óleo lubrificante do motor.

 

Mas quais os cuidados que temos que ter com essa peça?

1° Conferir se a junta disponibilizada para aplicação é igual a retirada e assemelha-se nos detalhes.

2° Tomar conhecimento das recomendações do fabricante e montadora sobre cuidados gerais como: Torque, limite de tolerância de ajustes.

3° Conferir a limpeza das superfícies do bloco e cabeçote, integridade dos fios de rosca dos parafusos e prisioneiros de fixação e respectivas esperas, altura física do centro e extremidades da tampa de cilindro.

4° Diagnosticar planicidade do cabeçote, do bloco e,  nos blocos encamisados a projeção da gola ( colarinho ) da camisa se esta na conformidade de altura ante a anilha de fogo da junta.

5° Conferir o ajuste correto no pino guia do bloco para evitar o deslocamento por compressibilidade e observar o lado se esta na posição correta de colocação.

Lembre-se :

“Todo excesso é nocivo”

Torque expressivo, causa dano e ocorrera esmagamento contundente, rompimento de fibras, micro fissuras em partes metálicas, deformidades nos o’rings ( Guarnições de borracha/silicone ) e fragilização das anilhas de fogo com possível deslocamento entre laminas quando compostas por duas ou mais folhas metálicas.

× Quer ser atendido pelo WhatsApp?