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10 DICAS DE COMO VENDER MAIS EM RETÍFICAS E OFICINAS MECÂNICAS ATRAVÉS DA ABORDAGEM AO CLIENTE

novembro, 2018

Por Carlos Fortes

O processo de venda de todas as empresas tem passado por grandes transformações, e isso obriga empresas e empresários a se adequarem a essa nova realidade, sendo que no passado bastava você abrir as portas da sua oficina ou retífica e os clientes vinham com muita facilidade, hoje em dia além da alta concorrência e crise, a econômica faz com que o mercado fique cada dia mais desafiador.
Queremos te ajudar a encarar esse novo cenário com técnicas atuais e modernas, fazendo com que você atinja melhores resultados em suas vendas e na sua empresa.
Todo o processo de venda começa a partir da abordagem, e uma abordagem eficiente é aquela onde você consegue criar a empatia com os clientes. Mas você sabe o que é EMPATIA?
Empatia é quando gostamos de uma pessoa e não sabemos porque, e é justamente essa capacidade que temos que ter na hora do atendimento… Uma venda começa a partir do momento em que o cliente gosta de você, pois se ele gostar junto vem a confiança, e fazemos negócios com quem confiamos, e principalmente no segmento em questão onde ninguém escolhe uma oficina sem ter uma boa recomendação.

Agora quero dar 10 dicas para você criar a EMPATIA com seus clientes:

Diariamente você vai atender 3 tipos de clientes , são eles AUDITIVOS, VISUAIS E SINESTÉSICOS, é importante que você entenda desses tipos, pois a partir daí irá conseguir se conectar com eles.

Como captar atenção dos clientes ADUTIVOS? A partir de um tom de voz agradável, com muita simpatia e prestatividade. O cliente deve perceber que ele é bem vindo . Eu costumo brincar nos meus treinamentos, que para atender o cliente devemos usar o tom de voz de início de namoro e não de fim.

Como captar atenção dos clientes VISUAIS? A partir do que estiver vendo, e nesse caso a primeira pessoa que ele vai olhar é o atende, vendedor, secretária… Os profissionais com quem ele terá esse contato devem estar em perfeitas condições visuais. Uniforme ou roupa bem passada e limpa, sorriso e simpatia, no caso de mulher uma maquiagem leve, no caso de homens barba e cabelos arrumados.
Depois da apresentação pessoal, vem a organização do local de trabalho: Mesas, recepção, papeis e demais utensílios devem estar em perfeitas condições visuais.
OBS: o cliente que é visual trabalha por associação, se ele chegar em um local aonde não tenha uma boa organização ou os profissionais não tenham uma boa apresentação, logo ele associa que a qualidade dos produtos e serviços também não possuem qualidade, e as chances de perder um cliente são grandes.

Como captar atenção dos clientes SINESTÉSICOS? A partir do toque, esse cliente normalmente sente a necessidade de tocar na mercadoria, porém como você é um prestador de serviços, normalmente não vai ter mercadoria para ele tocar, mas nesse caso um aperto de mão, a entrega de um cartão e visitas, um folder ou catálogo já são suficientes para captar atenção desse cliente.

Sorriso, simpatia, prestatividade, saudação são fundamentais para uma abordagem eficiente. Quantas vezes chegamos em estabelecimentos comerciais onde os atendentes estão de cara fechada, esboçando um certo mal humor… Nesses casos vocês não tem mais nem vontade de solicitar o que queria.

Organização e limpeza dos ambientes são importantíssimos para gerar confiança e segurança para o cliente querer fazer negócios com você. Lembre-se: A primeira impressão é a que fica… Você pode ser o melhor profissional na área, contudo se não tiver esses quesitos, sua reputação junto com seu cliente vão por água abaixo, e na grande maioria das vezes o cliente não vai lhe dar uma segunda oportunidade para criar uma boa impressão.

Tenha um ambiente preparado para fazer atendimento aqueles clientes que vão até sua empresa. Detalhes que fazem a diferença: Ar condicionado, cafezinho, água, jornais e revistas (principalmente aqueles que são do ramo). Todo mimo que você proporcionar aos clientes, será pontos positivos para sua oficina.

Seja uma vendedor ou atendente professor, o que quero dizer com isso, que a sua explanação deve ser o mais didática possível, principalmente para clientes novos, quanto mais informações sobre os serviços e procedimentos que irão adotar, melhor será para gerar no cliente a credibilidade e consequentemente a confia de que ele está escolhendo pelo melhor serviço, oficina ou retífica…

Nunca fale mal do seu concorrente, aliás nem lembre o cliente que existem concorrentes, procure enaltecer as qualidade da sua empresa, mesmo que você esteja careca de saber, mas para os clientes novos será importante escutar os seus diferenciais.

10° Interesse-se verdadeiramente pelo cliente e em solucionar problemas que ele vem lhe apresentando, mesmo que daqui a pouco seja uma situação que foge da sua alçada. Se o cliente ficar satisfeito com seu atendimento com certeza numa próxima oportunidade voltará e ainda lhe indicará para outros clientes.
Conscientize sua equipe sobre esses dez pontos, e tenho certeza que verá mudança e o aumento das vendas.

Boa Sorte e Boas Vendas !

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